quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O Perímetro da Circunferência

Gente,

essa semana me peguei pensando nas aulas de Desenho Geométrico do professor Wilson, no colégio.. por que diabos eu não aprendi pra vida, só pro vestibular?

Deixa eu contar uma historinha pra vocês:

Era uma vez uma diretora de arte, que não era designer, mas trabalhava com desenvolvimento de embalagens em uma empresa de médio porte.
Um belo dia o chefe dela pediu pra ela desenhar no Auto-Cad ou no 3D Max uma embalagem, cujo formato deveria ser como uma pizza, dividida em 5 compartimentos e que deveria ter uma tampa, para armazenar pequenos produtos que a empresa fabricava e vendia para mais de 64 países.

Mas a diretora de arte não sabia desenhar no Auto-Cad ou no 3D Max. Ela só sabia desenhar no Corel Draw ¬¬
Então o seu chefe, muito compreensivo, pediu a ela que só fizesse um boneco*.

*acá, boneco: raff, amostra, modelo, feito de papelão recortado e muita fita durex.

Então, feliz e contente, sempre com muita garra e perseverança, a diretora de arte abriu o Corel Draw e começou a desenhar o que seria a base da embalagem circular: um círculo, dividido em partes diferentes (conforme especificação para a apresentação do produto), considerando uma aba, dobrável, que serviria de divisória em cada compartimento da embalagem.

Terminou o desenho, pegou um papel Triplex 300g/m², imprimiu, recortou, dobrou as abas conforme a marcação e prendeu tudo com fita durex.
Tadãn!!! Ficou perfeito. Quer dizer, quase perfeito, pois ela não considerou a espessura do papel dobrado para fechar o círculo. Mas enfim, um pequeno detalhe para quem já havia chegado tão longe sem um programa de desenho técnico :P

Então, continuando o belíssimo trabalho iniciado, a garota precisava saber qual o perímetro da circunferência, para recortar no tamanho exato a aba que serviria de "parede" que daria profundidade ao pote.

Aí ela fez um desenho meigo, lembrando das suas aulas de desenho geométrico:


Peraí: perímetro da circunferência? WTF???

Depois de muito pensar, de muito medir, calcular e pesquisar no Google, ela teve uma ideia brilhante: recortar uma tira bem comprida, grudar ao redor da base com bastante fita durex, recortar o excesso e grampear para fechar a circunferência.


Cansada de apanhar do seu cérebro, incapaz de resolver um problema simples, a diretora de arte finalizou seu trabalho com uma tampa circular, meio mal cortada.

Seu chefe, vendo o extraordinário trabalho realizado, exclamou: "É, precisamos de alguém que faça no Auto-Cad."

MORAL DA HISTÓRIA: Professores de Desenho Geométrico: quando forem explicar aos alunos como se calcula o perímetro da circunferência, dêem o exemplo da pobre diretora de arte que não sabia mexer no Auto-Cad e precisava desenvolver uma embalagem circular...

Fim!